Preconceito


(pre- + conceito
s. m.
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.



Ela tinha quase oito anos quando provou pela primeira vez a crueldade das pessoas, os comentários começaram na escola por meio de alguns garotos que a chamaram de "macaca". Durante todo o ensino fundamental sofreu com comentários em relação a sua pele e seus cabelos . Enquanto crescia, a crueldade das pessoas aumentava proporcionalmente. Na adolescência cansou de ser discriminada e redeu-se a química, deixando os seus cabelos tão lisos quanto a mídia julgava ser bonito, buscou aumentar sua auto estima se relacionando com garotos o que rendeu novas criticas, agora era alvo de comentários como "rodada". Desvalorizada. Envolveu-se com um rapaz que á agredia, mas por medo de ficar sozinha e por se achar feia - como ouviu por toda sua vida - permaneceu em um relacionamento marcado por brigas e discussões que se tornaram cada vez mais graves e frequentes. Ele a violentou e espancou até a morte. Seu nome era Maria.
Por Daniela Gusso.

Este poderia ser um texto fictício, mas não é. Esta é a história de milhares de Marias, e também pode ser a sua. 

Saiba como se defender de tais situações. Você pode começar pela a educação de seus filhos, e não ficar impune quando presenciar uma atitude de discriminação.
Quem cala consente.
O preconceito mata vidas, não seja cúmplice.

Segundo o Wiktionary, preconceito (ou “pré-conceito”) é um “conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença”, é uma “análise tendenciosa”, uma “discriminação provocativa”. Na verdade, existem diversas definições para preconceito, a maioria baseada na idéia de que se trata de “um juizo preconcebido” com “conotação negativa” “imposta pelo meio, época e educação”.


Existem diversos tipos de preconceito no Brasil: contra negros, mulheres, deficientes, homossexuais, obesos, nordestinos, adeptos de religiões afro-brasileiras, seguidores de religiões não-cristãs, de classe social etc. 


  • Xenofobia é o medo de estrangeiros. Pessoas xenófobas normalmente tem preconceito contra estrangeiros e por pessoas de outras regiões. 
  • Homofobia é o medo de homossexuais, travestis e transexuais. No Brasil, a palavra homofobia é normamente usada para designar o preconceito e a aversão a gays.
  • Racismo é um termo usado para definir o prenconceito contra grupos raciais (negros, judeus, índios etc) diferentes daquele a que pertence o sujeito. 
  • Etaísmo é o preconceito baseado na idade, a discriminação por idade. O tipo mais comum de etaísmo é o preconceito contra idosos. 
  • Machismo é a crença de que os seres humanos do sexo masculino são superiores aos do feminino. Alguns sociólogos e intelectuais classificam o machismo como preconceito contra a mulher.
  • Eugenia é um termo criado pelo britânico Francis Galton, cujo significado é “bem nascido”. Os defensores da eugenia pregam o melhoramento genético da espécie humana. Em suma, a eugenia é uma forma de racismo. 
  • Intolerância religiosa é um têrmo usado para definir tanto o preconceito contra religiões ou indivíduos filiados a determinadas religiões como a falta de liberdade religiosa. 
  • Islamofobia é aversão e preconceito contra o Islã e os maometanos. A islamofobia cresceu de forma acentuada no Ocidente e em diversas regiões do planeta após os ataques terristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. 
  • Antisemitismo é palavra usada para designar o preconceito e a perseguição a judeus.


O que fazer se for discriminado?

No caso de discriminação, a vítima deve ligar para a Central de Denúncias (
Disque 100) da Secretaria de Direitos Humanos.
Deve também procurar uma delegacia e fazer o registro de ocorrência.
Em caso de agressão física, a vítima não deve limpar os ferimentos e nem trocar de roupa, já que tais fatores podem ser considerados provas da agressão.
Se a ofensa na casa da vítima e etc, o local deve ser deixado intacto para facilitar a investigação policial.

Em Curitiba procure o SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS:
Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos HumanosContato via internet:
http://www.justica.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=103
Palácio das Araucárias - Rua Jacy Loureiro de Campos S/N - 2º and - 80530-915 - Curitiba - PR
(41) 3221-7200